porMonica Macedo Costa

O seu sistema está facilitando a vida dos seus usuários?

Quando pensamos em desenvolver um software, o principal objetivo é agilizar os processos existentes no negócio e facilitar a vida dos usuários.

Se o seu sistema não atinge essas duas características básicas, se ele dificulta os processos da empresa porque as regras de negócio não foram bem definidas na criação do escopo inicial, e se ele é um sistema difícil de usar, precisando de horas e horas de treinamento para que os usuários consigam se adaptar, eu posso afirmar que neste cenário não faz sentido ter um sistema.

A preocupação com a usabilidade de um software deve ocorrer no início do projeto, quando os primeiros desenhos do escopo inicial são feitos. Se você pretende desenvolver um sistema para a área de atendimento comercial, é imprescindível fazer algumas entrevistas com as pessoas que trabalham diariamente nesse setor, porque elas são portadoras de todos os conhecimentos operacionais desta área, e essas informações são muito úteis para o desenvolvimento de um escopo eficiente. Quando você mostra para os usuários que o que ele faz é importante, e por isso ele precisa fazer parte do processo de desenvolvimento do novo sistema, gera-se uma empatia inicial entre os usuários e o software, fazendo com que as pessoas se envolvam no processo de criação.

A usabilidade tem um papel importante para que todos os usuários de um sistema, tenha sucesso na execução de suas tarefas. Seu maior propósito é criar um software de fácil aprendizagem, utilização eficiente e gestão de erros para garantir a melhoria contínua.

Para que um software tenha um alto nível de aceitação dos seus usuários, ele precisa ser objetivo e fácil de usar a ponto do usuário saber todo o fluxo que ele precisa fazer para alcançar o que almeja. Para que isso aconteça o sistema deve ser intuitivo, deve manter um padrão em todas as telas e as principais ações devem ter sempre a mesma localização em diferentes áreas. Isso facilita muito a vida dos usuários, a percepção dos elementos vai se tornando automática com o passar do tempo, até mesmo em telas que ele nunca acessou.

Garanta a melhor experiência para os seus usuários, agilize ainda mais os seus processos!

Deixe uma resposta